Quem Faz

 

Sigmar Sabin

Uma história escrita e contada todos os dias.

Idealizador, criador, editor e mantenedor do site Bom Dia HOJE – www.bomdiahoje.com.br – onde escreve e faz o envio diário por correio eletrônico, de mensagens de otimismo, motivação e crescimento pessoal, provocando em seus leitores uma reflexão séria sobre a beleza da vida!

As mensagens do Bom Dia HOJE, são enviadas de segunda a sexta-feira, para leitores cadastrados e já foi acessado em  em mais de 100 países.

Além de sua paixão que é ser professor e escritor, ainda intitula-se “Aprendiz da vida”.

Atua como Palestrante e Conferencista, com o objetivo de levar suas idéias de fazer do seu dia um Bom Dia HOJE, através de palestras bem humoradas, para empresas, escolas e eventos abertos.

Começo me autodefinindo como um brasileiro apaixonado por meu país, um paranaense de nascimento e curitibano por adoção. Convicto de que é possível fazer o bem aos outros, todos os dias, com pequenos gestos, com dizer um “Bom Dia”.

Já atuou como professor  de Marketing, Administração, Logística, Recursos Humanos, Empreendedorismo e outras áreas de conhecimento, sempre ligadas a administração, gestão de negócios e especialmente à capacitação e desenvolvimento de pessoas. Atuou em cursos profissionalizantes (pós-médio) em escolas públicas e particulares, também atua em Faculdades.

Já teve passagem registrada em escolas como: Colégio Estadual do Paraná, Colégio Brasílio Vicente de Castro, Colégio Natalia Reginato e Colégio Maria Aguiar Teixeira, todos em Curitiba, lecionou no DIAPAR e faculdades INESUL, ISEPE (Guaratuba), Colégio OPET, Senac,  Faculdades SPEI, Expoente, OPET, UNINTER.

Está sempre empreendendo,  atualmente numa atividade empresarial na Realizare Marketing, como executivo e consultor de Marketing, Consultor Empresarial na área de Negócios, Marketing, Gestão empresarial, Marketing Cultural. Planejamento, elaboração e gestão de projetos culturais.

Desenvolve e realiza treinamento abertos e treinamentos in-company para as áreas de Marketing, Vendas e Desenvolvimento Pessoal.

Um grande otimista, idealista e sonhador com um mundo melhor. Acredita, defende e difunde através do Bom Dia HOJE que o mundo melhor começa em cada um de nós, a cada dia bem vivido.

{ Um pouco de história }

Fevereiro de 1965…

No interior do estado do Paraná, na localidade de SUSSUI, município de Engenheiro Beltrão, no último dia de fevereiro daquele ano, por volta das 10 horas da manhã, sob signo de peixes, o ano chinês da serpente, nasce o primeiro filho de um casal de agricultores, Ralf Sabin e Alida Ebsen Sabin. Que foi registrado e batizado com o nome Sigmar Sabin.  Nome este inspirado no nome de um amigo de infância de seu Pai.

A glória ainda não compreendida em 1970…

Numa tarde de domingo numa reunião de família, alguns tios e seu pai se aglomeravam junto de um velho rádio, ouvindo o que anos mais tarde ficou claro ser a narração de uma das partidas de futebol mais importantes da história. Tratava-se da final da Copa do Mundo de 1970 no México, com o Brasil sagrando-se tri-campeão do mundo.

Quando completou 7 anos… 1972…

Seu Pai sai em viagem para o oeste do Paraná, em busca de uma nova oportunidade, uma nova terra, um sonho… Naquele ano, no mês de julho, a família mudou-se de Sussui  para Campina ou campinhinha, no município de Corbélia, numa casa humilde, rodeada de matagal. Que inspirava uma grande oportunidade de crescer.

Aos 08 anos… em 1973.

Ingressa numa escola rural, logo no segundo ano primário, na comunidade de Campininha, no município de Corbélia… Nessa época já sabia ler e escrever, fazer cálculos, além do que alunos daquela série aprendiam no currículo normal da escola… Tudo ensinado em casa por sua mãe – Alida Ebsen Sabin -, que estudara apenas até o 3º ano do primário, mas em sua juventude sonhara ser professora.

1974 – Televisão, o que é isso?

Primeiro contato com uma das maiores maravilhas do século XX, foi conhecer de perto um aparelho de televisão, que naquele dia, uma tarde de domingo, transmitia outra final de copa do mundo. Desta vez a copa da Alemanha, onde Alemanha e Holanda decidiam o título e a Alemanha sagrou-se campeã do mundo.

1977 – Concluído ao primário.

Já tendo concluído o ensino primário em 1975, tendo repedido 4 ano, para não ficar sem estudar,  neste ano de 77, sua mãe Alida, descide que precisa investir na continuação dos estudos do filho mais velho. Então resolve compar um curso por correspondência, de Madureza Ginasial, do Instituto Universal Brasileiro. Já que a família residia afastado da cidade e não havia condução para ir à escola na cidade.

Foi uma época de grandes descobertas, do mundo pela geografia. Das grandes aventuras pela história, dos novos rumos da Matemática, do primeiro contato com o estrangeiro, atraves do inglês.  Da complexidade das regras gramaticais do português.

1978 o ano do primeiro álbum e do primeiro prêmio.

Já transcorria o ano de 1978 quando então na 5º série do Colégio Estadual Amâncio Moro, em Corbélia, recebeu seu primeiro álbum de figurinhas, com jogadores das seleções que participavam desta vez da Copa do mundo na Argentina. Este ano foi um ano de glórias. Participando de uma maratona de historia na escola, sobre o tema A República do Brasil, conseguiu superar alunos até de 8ª série, alcançando o primeiro lugar, recebendo como prêmio, uma caderneta de poupança em seu nome, no valor de 300,00 cruzeiros.

Doença em 1980…

Em meados deste ano, foi acometido de uma doença, Sarampo, que o deixa internado por 9 dias num hospital e ao todo 22 dias de cama, longe da escola.

1983…

Trabalhava com seu pai – Ralf Sabin – no sítio em Campininha, Corbélia. Quando veio a convocação para prestar o serviço militar, alista-se no Exército brasileiro, com um sonho de seguir a carreira militar.

Em janeiro de 1984…

Ingressou no Exército, no 33º Batalhão de Infantaria Motorizada, na cidade de Cascavel, no Paraná, logo optando por participar do CFC – Curso de Formação de Cabos. Conseguindo a proeza de ser o primeiro lugar da turma. Isso o levou ingressar automaticamente no CFST – Curso de Formação de Sargentos Temporários. Outra vez conquistando um dos primeiros lugares na Unidade.

Dezembro de 1984…

É condecorado com a barreta de Praça mais distinta do batalhão, destacando-se como o soldado com o melhor desempenho disciplinar e de aprendizado naquele ano. Ainda recebe o diploma de Honra ao Mérito no mesmo ano.

Era fevereiro de 1985…

É promovido ao cargo de 3º Sargento de Infantaria, servindo no PELOPES – Pelotão de Operações Especiais da 2ª Companhia de Infantaria, sob comando do Capitão Bahia, recém chegado da AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras, onde este fora instrutor.
Ao ser promovido 3º SGT, é automaticamente convocado a ingressar no PELOPES, aonde permaneceu até o desligamento da carreira militar.

1986… Conhece um Computador.

A oferta de um curso de programação de computador, desperta um fenomenal interesse em aprender uma profissão revolucionária. Quando ingressa num curso de Programação em linguagem COBOL, ministrado aos sábados à tarde nas dependências do Clube de Subtenentes e Sargentos de Cascavel.

Ao final deste ano viaja de férias para conhecer o outro extremo do país, passando natal e o ano novo em Cerejeiras no estado de Rondônia.

Janeiro de 1987…

Ao completar três anos no serviço militar decidiu se desligar do Exército e buscar um novo horizonte para sua vida profissional.

E em 1988…

Buscando novas fronteiras, foi morar na cidade de Alta Floresta no Estado de Mato Grosso.  Região inóspita, que tinha sua base de sonhos nos garimpos de ouro. Nunca garimpou ou encontrou uma pepita de ouro sequer. Lá trabalhou como bancário, e teve sua primeira experiência como professor de matemática, para alunos de 5ª e 6ª séries na escola presbiteriana de Alta Floresta. E, posteriormente, no começo de 1989, decide virar pescador, junto com seus primos. Retornando ao Paraná (Cascavel) em junho de 1989.

No Ano de 1989…

Começou uma nova jornada profissional, iniciando o aprendizado da informática, um novo curso de programação de computador em linguagem COBOL, uma novidade em todos os aspectos…

… ainda em 1989…

Consegue sua primeira colocação profissional na área de informática, iniciando como estagiário sem remuneração por um mês, propondo um desafio ao seu empregador, para adquirir experiência, que na época lhe faltava.

Logo em 1991…

Outra mudança de cidade e aventuras. Foi trabalhar na cidade de Ji-Paraná, estado de Rondônia, já como programador de computador em linguagem Cobol. Aventura esta, que durou exatos doze meses. Retornando novamente ao Paraná, para a cidade de Cascavel.

Até que, em 1993…

Recebe um convite, da empresa que trabalhava na época, para morar e trabalhar em Curitiba. A mudança veio em agosto de 1993 para a Capital do Paraná, onde se encontra até hoje.

Porém 1995… uma nova etapa…

Sonhando fazer um curso superior, ingressou na FAE Faculdade Católica de Administração e Economia, hoje UNIFAE – no curso de Administração, o que ajudou realizar dois grandes sonhos: fazer o curso superior com ênfase em Marketing e ser o único filho do seu Ralf e a dona Alida a ter um curso superior.

1998… o ano de uma grande realização…

… no dia 07 de julho, em pleno jogo BRASIL X HOLANDA, na dramática Copa da França, sua esposa: Roseneide Mara Biazi Sabin – a Rose, entra em trabalho de parto, e por volta das 22:00 daquele dia, nasceu o Guilherme Biazi Sabin, o maior presente que a vida lhe deu!

Incrível… em 2000, sem esperar…

Realiza a primeira viagem ao exterior… Com um grupo de amigos e colegas de trabalho (Josias, Tiago, Eduardo, Rodrigo, Carlos e Gilmar) vai aos Estados Unidos, para as cidades de LAS VEGAS – conhecer e participar da COMDEX FALL, famoso evento da área de informática, além de deslumbrar-se da beleza dos cassinos da cidade dos jogo. E mais tarde vai à cidade de LOS ANGELES, conhecer as maravilhas do universo do cinema.

Finalmente em 06 de junho de 2003…

Neste dia de junho, numa sexta-feira inspirado e motivado, faz nascer o BOM DIA… com o simples objetivo de dizer por e-mail um BOM DIA para as pessoas… mostrando-lhes que a vida é maravilhosa e merece ser vivida em cada fraçãozinha de tempo.

O Bom Dia ou Boletim Bom Dia, que mais tarde viria se chamar Bom Dia HOJE! Teve como fontes de inspiração a leitura do livro “O Mundo de Sofia”, o filme “A Corrente do Bem” e uma conversa com uma amiga virtual, que se dizia muito desmotivada para o trabalho e para a vida naquele dia.

2004… último trimestre do ano…

Uma grande mudança inesperada e com a ajuda de um amigo, Luciano Furtado, surge a idéia de criar um web-site para o Bom Dia HOJE.

Agora o ano já é 2005…

No dia 11 de janeiro, estréia o website do Bom Dia HOJE – www.bomdiahoje.com.br, com aproximadamente 10.000 assinantes gratuítos cadastrados.

2008…

Um novo ano de estréias, conquistas e realizações… Quando, após lecionar por  5 anos em colégios públicos e escolas particulares… Surge uma oportunidade de lecionar numa faculdade… a INESUL..

2009…

Surge um coordenador de cursos.

2010…

Conhece burnout, uma experiência que não precisaria ter acontecido. Mas por excesso de trabalho na coordenação de cursos da FAEC/Inesul, é tomado por um estresse que o mantém afastado das suas funções por 40 dias. Regressando posteriormente apenas para a sala de aula como professor, onde o mundo tem outro sentido.

Outubro de 2010… A maior das dores…

11 de Outubro, marca para sempre. A perda do pai.

2011… Após 17 anos.

O fim do casamento. A dor da separação. A grande lição: Quando se fecham portas, janelas se abrem para uma nova vida.

Agosto de 2011…

Um projeto de livro ganha forma…

2012… SPEI

Uma nova jornada registrada em sua trajetória de vida. Inicia sua atividade profissional

2013… OPET – Um sonho de 10 anos

Recebe o convite para lecionar no ensino superior da OPET. Um sonho alimentado desde 2003.

2015 … Nasce o livro: Tenha Um Bom Dia Hoje

A realização de mais um sonho, alimentado durante todos estes anos de Bom Dia, transforma-se em realidade.  Lançado numa grande festa no dia 05 de outubro com uma palestra no auditório do Sebrae.

Hoje

Continua sonhando… Considerado um sonhador, um inspirador… não pode parar de realizar sonhos… Continua acreditando, inspirando e estimulando pessoas ao redor do mundo a sonharem, acreditarem em seus sonhos para torná-los realidade!

Tenha todos os dias um Bom Dia HOJE!