OUÇA ESTE TEXTO CLICANDO AQUI ABAIXO

Alô, alô, bom dia.

Você se considera uma pessoa “observadora”?

Eu me considero bastante observador, principalmente por me considerar sempre um aprendiz da vida.

Por isso quero começar esta jornada com uma frase do escritor, historiador, jornalista e poeta português, Alexandre Herculano:

“Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender”.

Então, vamos caminhar um pouco, por aí?

Pode ser numa praça, num jardim, não importa… Pode ser numa estrada qualquer, na rua movimentada aí perto de onde você mora ou trabalha.

Nesse momento, o que realmente importa é: andar, conversar, olhar para os lados, observar a paisagem.

Hei. Espere só um instante! Preste atenção à sua volta agora.

O que chama sua atenção neste momento?

Você percebe algum som em especial?

Vê alguma imagem ou paisagem marcante?

Sente algum odor diferente?

O que é que se destaca?

Você consegue perceber algo realmente diferente?

Ah, você está curioso para saber, o porquê, destas perguntas? Achou estranho este convite?

É muito simples.

Nós nos envolvemos tanto com “coisas para fazer” que nos esquecemos de observar simplesmente o mundo que está à nossa volta.

É sério isso! Se você se deslocou de casa para o trabalho hoje, o que você percebeu de diferente durante o caminho, o que você conseguiu observar de diferente em sua rotina?

O quê?

Foi tudo tão normal.

É todo dia tão normal.

Sim, eu acredito que seja mesmo. Mas pode ficar calmo aí. Não estou fazendo nenhuma crítica a você, sobre sua maneira de ir e vir ao trabalho, ou como anda pelos caminhos que tem o hábito de andar. Isso que estou fazendo é um alerta apenas, pois ele já serviu para mim mesmo.

Recentemente mudei de bairro. Isto, na verdade, me tirou de uma longa rotina de casa para o trabalho. Aliás, hoje trabalho maior parte do tempo em casa, num “Home Office”. Então cada vez que saio de casa, escolho uma nova rua para me deslocar. Fico curioso em conhecer a região.

Essa pequena mudança de hábito me despertou para esta reflexão.
Imagine quantas vezes, mergulhamos profundamente em preocupações com trabalho, família ou outra qualquer, que acabamos nos deslocando de um lugar para outro, sem perceber o que e quem está à nossa volta.

Não nos damos ao trabalho e à oportunidade de observar o que tem de diferente ou novo pelo caminho. O deslocamento acaba sendo meio automático.

Por isso, que eu quero sugerir a você hoje, que faça este pequeno exercício de observação de tudo que tem à sua volta. Observe com atenção as pessoas, coisas, plantas se houverem. Enfim, preste atenção, por um instante que seja, ao mundo que te rodeia.

Acredite-me, você vai descobrir coisas incríveis que nem imaginava existirem aí tão perto de você.

Depois, se você quiser me contar sua experiência, será um prazer recebê-la.

Pense nisso hoje.

Tenha um bom dia.

E até a próxima.

By Sigmar Sabin

Sou Sigmar Sabin, um aprendiz da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×