Você escolhe como vai terminar teu dia…

Alô, alô, Bom Dia.

Vamos comemorar por que amanhã, será feriado novamente.

Hum, o que? Isso é bom ou é ruim?

Tudo depende das tuas expectativas e da reação que você tiver, em relação à situação. Acredito que para algumas atividades econômicas, um feriado é péssimo, enquanto outras são beneficiadas.

Tudo é uma questão de perspectiva e como você e eu escolhemos reagir.

Bem, vou explicar isso um pouco melhor, usando um artigo que circula há algum na internet, e que foi muito significativo, quando li e compreendi.

Você está curioso/a para saber do que se trata?

É o princípio 10/90.

O Princípio 90/10 é de autoria do Stephen Covey, autor dos livros: “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” e “8º Hábito”

Mas que princípio é este ?

Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você e os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.

E o que isto quer dizer?

Realmente, você não tem controle sobre 10% do que se sucede. Você não pode evitar que o carro enguice ou o pneu fure, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho.

Mas, você é quem determinará os outros 90%.

Como assim?

É a tua reação .

Vou dar um exemplo: você está tomando o café da manhã com sua família. E alguém ai da casa, pode ser sua esposa ou filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua roupa limpinha de trabalho. Você não tem controle sobre isto.

Mas o que vai acontecer em seguida será determinado pela tua reação.

Por exemplo: você se irrita. Repreende severamente a pessoa que provocou “o acidente”, imagina que tenha sido seu um filho pequeno, que começa a chorar. Você censura a esposa ou marido, por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa e isso desencadeia uma batalha verbal.

Contrariado e resmungando, você vai mudar de roupa. Quando volta, encontra sua filha ou filho chorando mais ainda e por isso acaba perdendo o ônibus para a escola.

Sua esposa ou esposo vai para seu trabalho, também contrariado. Você tem de levar o filho ou filha, de carro, para escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de mais uns minutos de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha ou filho entra, sem se despedir de você. Ao chegar atrasado ao trabalho, percebe que esqueceu a sua maleta ou algum item importante que usaria nesse dia.

Enfim, o dia começou mal e parece que vai ficar ainda pior.

Você fica ansioso para o dia acabar e quando chega em casa, seu cônjuge e filho estão de cara fechada, em silêncio e frios com você.

Por quê?

Por causa da reação que você teve ao acontecido no café da manhã.

Agora pense: “Por quê teu dia foi péssimo?”

A) por causa do café?
B) por causa de sua filha ou filho?
C) por causa de sua esposa ou esposo?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por tua causa?

Pensou?

A resposta correta é a letra E.

PENSAMENTO PARA INSPIRAR UM BOM DIA HOJE
“Nunca avalie a altura de uma montanha até que atinja o cume. Quando atingir seu objetivo, verá então com a montanha era baixa”.
(Dag Hammarkjold)
#sigmarsabin #tenhaumbomdiahoje

Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles minutos seguinte foi o que deixou teu dia ruim.

O café cai na sua roupa. Filho começa a chorar. Então, você diz a ela, gentilmente: “está bem, querida/querido, você só precisa ter mais cuidado da próxima vez”.

Depois de pegar outra roupa e seu material de trabalho, você olha pela janela e vê a filha ou filho embarcando no ônibus escolar. Você dá um sorriso e um tchauzinho, e ele ou ela retribui, dando adeus com a mão.

Notou a diferença ?

A mesma situação, os 10%, com finais diferentes.

Por quê?

Porque os outros 90% são determinados por tua reação.

Apresente mais um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10.

Alguém diz algo negativo sobre você. Se você não levar a sério, não deixar que os comentários negativos afetem você, tudo vai passar e teu dia vai terminar bem. Se reagir com raiva, querer tirar satisfação, discutir, provavelmente o teu dia vai ficar arruinado.

Quer mais?

Como reagir a alguém que te atrapalha no trânsito? Você fica transtornado?

Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe? O que acontece se você perder o emprego? Por quê perder o sono e ficar tão chateado? Isto não funcionará.

Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho. Seu voo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Por quê manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora as coisas.

Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o em teu favor.

Você vai se surpreender com os resultados e não se arrependerá de usá-lo.

Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena, sofrimentos, problemas e dores de cabeça.

Sugiro a todas pessoas conhecer e praticar o Princípio 90/10. Isso pode mudar a vida de muita gente.

O que você acha ?

Pense nisso.

Tenha um Bom Dia Hoje. Escolha ter o melhor dia da tua vida, hoje.

Indique o Bom Dia Hoje para seus amigos http://www.bomdiaHoje.com.br/cadastre-se/

TAGS: autoajuda, Autoajuda, Autoestima, Bom Dia, Bomdiahoje, Campeão, Campeões, Inspiração, Metas, Motivação, Mundo Melhor, Otimismo, Otimistas, Pensamento Positivo, Professor Sabin, Resultados, Sigmar, Sigmar Sabin, Sucesso, Superação, Vencedores, Felicidade, Vitórias, Aprendizado.

Sigmar Sabin
Palestrante, Escritor, Professor e Aprendiz da vida.
#professorsigmarsabin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *