Viva e pratique mente aberta…

Alô, Alô, Bom Dia!

Qual é a diferença entre uma mente aberta e uma mente fechada?

O que isso influencia na vida de uma pessoa?

O que acontece com bastante frequência é de encontrarmos pessoas que se mantêm firmes em seus modelos mentais e de pensamentos, sem se abrir para novas experiências.

Até alguns amigos próximos, que são relutantes para realizarem qualquer mudança, de se arriscarem a escutar opiniões diferentes daquela voz própria, porque acreditam que tudo o que se distancia dos seus padrões de percepção e pensamento é errado.

Vivemos e convivemos com pessoas de “mentes quadradas” que parece terem colocado “tapa-olho” em seu cérebro, negando a abertura mental e usando o que conhecem como uma espécie de escudo.

Quando digo mentes quadradas, me refiro às mentes inflexíveis que sobrevivem à rotina e se negam a se abrir para novas opções, novas experiências, novas ideias, novas opiniões.

Tenho certeza de que você também conhece alguma pessoa com esse perfil de pensamento e de personalidade.

O difícil é quando são familiares, amigos, colegas de trabalho com quem temos que nos relacionar a cada dia.

É complicado sermos conscientes da grande quantidade de muros que existem neles.

Agora vem a pergunta inevitável: Como não ser uma mente fechada?

Primeiro, ter a consciência de não somos os “donos da verdade”. Que o mundo muda rápido, que verdades há muito tempos, estabelecidas como absolutas, podem mudar de uma hora para outra. Que o mundo todo evoluir, rápido e constantemente.

Refletir, quando insistimos defender nossas ideias como as únicas certas, se não podemos já estar enganado.

PENSAMENTO PARA INSPIRAR UM BOM DIA HOJE
“A vida é uma inspiração contínua que exige olhos abertos. Veja o seu exterior e conforte o seu interior. Não tenha medo de errar e, simplesmente, atreva-se a viver com uma mente aberta”.
(Jaqueline Lacerda)
#sigmarsabin #tenhaumbomdiahoje #palestrasquetransformam

Por isso valem algumas estratégias para manter uma mente aberta.

Levar em consideração que é possível a gente mesmo ser o exemplo de uma pessoa que saiba manter a abertura mental e manter-se distanciado do molde que esculpe esses cérebros geométricos voltados para seus próprios interesses, tomados pelo medo de mudanças.

Também precisamos entender que pode ser que exista e resista em nós mesmo uma ou outra parte que não se curvou completamente para tal abertura. Porque cada um nós temos algum “pequeno” medo e que nos mantem numa reduzida “zona de conforto” da qual é muito difícil de sair.

Questione-se: Você é capaz, por exemplo, de aceitar opiniões diferentes da sua? Você acha que os seus princípios, as suas opiniões e crenças são sempre as verdadeiras? Aceita o desconhecido e admite o inesperado? É capaz de concordar com uma ideia a opinião de alguém que você sempre considerou adversário ou contrário à suas crenças?

E então? Como você se avalia? Acredita que precisa mudar algo?

Eu sempre estou procurando mudanças. Acho necessário mudar sempre.

Pense Nisso!

Tenha um Bom Dia Hoje.

Até a próxima.

Sigmar Sabin
Palestrante, Escritor, Professor e Aprendiz da vida.
#tenhaumbomdiahoje, #professorsigmarsabin

Hei,, esta mensagem fez sentido para você? Então compartilhe sua opinião comigo, como um comentário aqui no site, no facebook, no linkedin ou mande um email. Que vou ficar muito feliz ao receber.

Agora se você não gostou. Comente também, para eu aprender e melhorar.

Indique o Bom Dia Hoje para seus amigos http://www.bomdiaHoje.com.br/cadastre-se/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.