Tenha coragem para dizer Não…

Alô, Alô, Bom Dia, tudo bem?

Quantas vezes você já concordou com alguém, aceitou fazer uma tarefa e depois se arrependeu amargamente por isso?

Por que temos tanta dificuldade para dizer não para algumas pessoas, principalmente quando é alguém próximo com quem temos alguma relação de amizade, trabalho, familiar ou afetiva?

O fato de dizermos sim, quando deveríamos dizer não é porque de alguma forma criamos em nós um diálogo onde nos sentimos diminuídos ou desprestigiados com a ideia de que estamos magoando alguém ao lhe dizer Não.

Bem, a questão principal é que todos nós temos o direito ou pelo menos deveríamos ter o direito de dizer NÃO, sem dar maiores explicações.

Harriet Braiker (pensador…) afirmou que: “O Não em si já é uma frase completa”.

Retomando a ideia acima, quantas vezes você já disse NÃO a alguém e acabou puxando um rosário de explicações, para justificar sua decisão?

Ao fazer isso, você acaba enredado, enrolado na rede do sim[name].

Agora pense um pouco! Você para evitar contradições, acha mais fácil dizer sim e acaba encrencado, fazendo mais coisas que gostaria, ficando sufocado pelos compromissos assumidos, fique sabendo que você não está sozinho nesta caminhada.

Portanto, quero lhe dar uma dica. Seria melhor um conselho, mas aprendi desde bem jovem que conselho não se dá. Então fica a dica: Procure preservar seus próprios limites e preservar o seu espaço.

Quando achar que deve dizer NÃO, experimente dizer, sem dar maiores explicações.

PENSAMENTO PARA INSPIRAR UM BOM DIA HOJE
“NÃO, é uma frase completa.”
(Harriet Braiker)
#sigmarsabin #tenhaumbomdiahoje #palestrasquetransformam

Preste atenção nas reações dos outros e especialmente na sua própria reação[name].

Você vai logo perceber que o excesso de sim acaba colocando você para baixo. Autorizando aos outros a pisar em você de certa forma.

Esse assunto é bastante delicado e muitas pessoas podem nem concordar com meu ponto de vista. Mas, se você concordar muito em dizer SIM, logo vai sentir que está sendo explorado pelo outros, em todos os sentidos.

Uma das dicas importante que Harriet Braiker ensina em dos seus livros é a técnica do disco arranhado. Aqueles antigos discos de vinil que arranhados, ao tocarem um trecho da gravação, voltavam sempre para o mesmo ponto, assim repetindo infinitas vezes o mesmo trecho.

Funciona assim: Alguém lhe pede para fazer algo que você não pode, não quer ou não tem tempo para fazer e você precisa realmente dizer Não.

Diga para esta pessoa que você não vai poder e diga a ela sua razão de maneira direta.

Se ela insistir perguntado novamente sobre a razão, não pense em dar outra resposta ou outra explicação. Diga novamente repetindo exatamente a mesma coisa.
E repita isso quantas vezes for necessário, até a pessoa desistir de perguntar.

Lembre-se de que quando você diz não e apresenta uma razão para esse não e a pessoa insiste em perguntar não quer dizer que ela não entendeu. Mas que ela não aceitou o seu não.

Nesse caso, não adianta dar maiores explicações, continue repetindo exatamente o que você já disse, usando as mesmas palavras usadas anteriormente.

Você vai perceber que dizer NÃO é difícil e exige alguma prática.

Para começar e ir se fortalecendo na sua tática, comece aos poucos, dando os primeiros passos. Com o tempo o desconforto vai desaparecer e você vai se fortalecendo.

Pense Nisso…

Tenha um Bom Dia Hoje.

Até a próxima.

Sigmar Sabin
Palestrante, Escritor, Professor e Aprendiz da vida.
#tenhaumbomdiahoje, #professorsigmarsabin

Hei,, esta mensagem fez sentido para você? Então compartilhe sua opinião comigo, como um comentário aqui no site, no facebook, no linkedin ou mande um email. Que vou ficar muito feliz ao receber.

Agora se você não gostou. Comente também, para eu aprender e melhorar.

Indique o Bom Dia Hoje para seus amigos http://www.bomdiaHoje.com.br/cadastre-se/

2 comments

  • Luciane de Paula

    Verdade professor.
    Depois de tanto “viver” em mood disco arranhado. Estou aprendendo.

    Sempre disse sim, a tudo e a todos. Não tem dinheiro pra pagar o aluguel amiga? Toma aqui. Se enrolou com o cartão, te ajudo. Precisa de alguém pra fazer o serviço, tô aí amanhã cedo.
    Dessa forma, construi relações ruins, sem nem me dar conta.

    Consequentemente quando parei de dizer sim, as relações se findaram e em maioria não amigavelmente.

    Na minha minúscula forma de pensar, eu tinha obrigação de ajudar. Mas, não pensava em receber, cobrar, respeitar meus limites, nem meus planos.
    Doava a janta e dormia com fome.

    Perdi meu pequeno negócio num assalto, fiquei na pior. E a vida me deu um chacoalhão e, agora sacudi a poeira e tô recomeçando.

    Nem sei qtos amigos já cadastrei em sia lista de email professor. e, mas q bem aos outros, gostaria de agradecê-lo pelo bem q fez a mim!

    Obrigada.
    Que vc continue a brilhar e assim, estender a todos nós!

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.