Se acolha, se cuide e não se abandone…

Alô, Alô Bom Dia,

Você já sentiu solidão algum dia?

Quero abordar este tema um pouco delicado. Mas é necessário, que ele seja tratado aqui, com a convicção que poderei ajudar algumas pessoas, encontrarem um caminho ou alternativas para lidar com este assunto.

Tenho conversado e também observado muitas pessoas que em algum momento da vida sentem-se solitárias.

Eu também já senti e isso fez com que eu mesma me questionasse, sobre quais seriam as verdadeiras causas deste sentimento.

Solidão não é falta de alguém como dizem por aí, é na verdade a falta de nós mesmos.

Como?

Pare por um momento e reflita: Quantas vezes você já esteve rodeado de pessoas e mesmo assim teve um sentimento de vazio que chega a sufocar?

Entenda, no entanto, que a solidão é um sinal de alerta que mostra que você em algum momento pode estar contra si mesmo ou não está em compasso com seus reais anseios.

Bem, se você parar para analisar como é que você se sente no momento da “solidão”, vai perceber que essa sensação de estar contra si mesmo é não se sentir bem consigo mesmo, sentir-se desconfortável por dentro.

Aqui vai o primeiro alerta.

Pensamento Para Inspirar Um Bom Dia Hoje
“Não importa a dor ou o momento que você está passando, você tem um compromisso com a vida. Esse compromisso ultrapassa essa fase, essa hora ruim que você pode estar passando”.
(Paulo Roberto Gaefke)
#sigmarsabin #tenhaumbomdiahoje #palestrasdeimpacto

Depender de algo ou alguém não irá suprir a solidão, isso se chama dependência e toda dependência é ilusão que leva à desilusão.

Mas na sociedade de hoje, prega-se muito a questão de que para ser feliz, para sentir-se completo é preciso casar, constituir família, ter filhos. Esse é um pensamento padrão.

Acontece que, quem pensa assim, demonstra que precisa de muletas para se escorar, e se joga no fim da fila, despreza sua integridade. Fazendo algo ainda pior, que é colocar o outro lá em cima e a si mesmo lá embaixo.

É claro que ninguém nunca alcançou a felicidade dependendo de alguém para isso. Muito pelo contrário, pessoas dependentes se tornam pegajosas e inseguras atraindo a frustração no relacionamento. É como esperar algo de alguém que só você pode se dar.

Certa vez em um show, o cantor Renato Russo perguntou para o público:

– Alguém aí já sofreu por um amor verdadeiro?

A plateia respondeu:

– Já!

Renato Russo disse:

– Errado. O amor verdadeiro nunca vai te fazer sofrer, pois quem ama cuida, não magoa e nem decepciona… Não busque pessoas perfeitas porque não somos… Busque apenas pessoas que te valorizam.

Conheço muitas pessoas que vivem com medo de ficarem sozinhas, de não serem boas o bastante. Se você passa por isso, a solução é escutar mais a si mesmo. Escutar mais a sua alma para preencher o vazio presente no seu coração.

É importante você enxergar em você mesmo essa pessoa que gosta de curtir a vida. Este é seu lado muito legal que te traz apoio e confiança. Faça isso, construindo uma amizade com você mesmo.

Tome o cuidado de não se criticar quando fizer algo errado. Não é errado errar. Todos têm direito de fazer até acertar, lembrando que o “certo” e “errado” é você quem define. E se, por um instante, você parasse e acreditasse que tudo que faz é bom e positivo?

Voltando ao autoabandono, ele é o “não se amar” (acredite, as pessoas em geral ainda estão num processo de aprender a arte do amor-próprio). Porém uma coisa é certa: só recebe amor quem sabe dar amor. Tudo no universo é troca.

Ter alguém para compartilhar a vida é maravilhoso quando se trata de um relacionamento saudável, reciprocidade é tudo.

Já quem é dependente emocional, torna-se aquela pessoa apaixonada pela fantasia que ela mesma criou. Geralmente, ela vê no outro o que nega em si mesma e se sente inferiorizada, porque endeusa o parceiro.

Ao agir assim, essa pessoa suga as energias desse parceiro ou dessa parceira, equiparando-se a um vampiro.

Aquela que cobra, que sente ciúme excessivo, que chantageia.

Mas, os relacionamentos, sejam eles amorosos, familiares e outros, foram feitos para somar e não subtrair.

Somar significa: eu dar o que eu tenho de melhor e você dar o que você tem de melhor. Muitas vezes, ou na maioria delas, fazemos o contrário, damos o nosso pior. Embora não haja dúvidas que acabamos aprendendo com essas situações. Aprendemos a fantasiar menos e agir com os pés no chão da realidade.

Finalmente quero que você entenda que é fácil permanecer no bem quando tudo está bem, mas esta não é uma constante na vida de ninguém.

Confie em si mesmo e na vida. Estar ao seu lado até quando se comete uma gafe. Não critique si mesmo, seja livre.

Seja uma pessoa plena, fazendo seu melhor para receber o melhor. Por que você merece.

Este é meu recado para você hoje.

Abraços com carinho!

Pense Nisso Hoje…

Tenha um Bom Dia Hoje…

Hei, esta mensagem fez sentido para você? Então compartilhe sua opinião comigo, como um comentário aqui no site, no facebook, no linkedin ou mande um email. Que vou ficar muito feliz ao receber.

Agora, se você não gostou. Por gentileza, comente também, para eu aprender e melhorar.

Indique o Bom Dia Hoje para seus amigos http://www.bomdiaHoje.com.br/cadastre-se/

Até a próxima.

Sigmar Sabin
Palestrante, Escritor, Professor e Aprendiz da vida.
#tenhaumbomdiahoje, #professorsigmarsabin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.