Comporte-se poderosamente…

Alô, Alô, Bom Dia…

Que a força esteja com você hoje.

Você reconhece o poder que tem dentro de si?

Não?

Mas deveria!

Reconheça-se forte e o mundo te reconhecerá forte.

Para se reconhecer forte é necessário tomar posse definitiva do poder divino que há dentro de você.

O nome dessa atitude é empoderamento. Estranhou?

Bem, o termo empoderar, empoderamento, empoderado vem do inglês empowerment, que parte da ideia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que permite a elas tomar decisões e participar ativamente da organização. No nosso caso aqui, essa organização chamo de EU ou de Você SA.

Para melhorar essa definição, Paulo Freire descreveu e vou usar para o proposito desta conversa de hoje, por que faz mais sentido, e quer dizer: Empoderar-se é realizar por si mesmo as mudanças e ações que levarão você a evoluir, crescer e se fortalecer.

Eu vou complementar: é libertar-se de qualquer condição de subordinação, submissão ou até mesmo da dependência de outras pessoas, principalmente da opinião destas sobre o que você é, faz, gostaria se ser ou fazer.

Essa dependência para algumas pessoas chega ser uma relação de aprisionamento.

No meu ponto de vista, alicerçado pela definição clássica tanto quanto de Paulo Freire, empoderar-se é perceber em si mesmo o poder de fazer acontecer. Confiar em si mesmo por causa desse poder, alimentar e reforçar a autoestima e lutar com todas as forças para libertar-se primeiro da necessidade de aprovação dos outros.

Em seguida é tomar consciência dos próprios valores e com isso incorporar atitudes de segurança, autonomia e auto aceitação e saber usar os próprios potenciais, mesmo reconhecendo fraquezas e limitação, não permitir que estas impeçam de progredir, de buscar fazer para si o que só você mesmo poderá e deverá fazer.

PENSAMENTO PARA INSPIRAR UM BOM DIA HOJE
“Existem momentos na vida em que a melhor saída é seguir em frente. Focar em você, você e você. Deixar para trás o que ficou para trás. Respirar novos ares, conhecer novas pessoas, e viver novas aventuras. E se no caminho alguém olhar para você, te chamando de egoísta, você responde: não sou egoísta, apenas conheci o amor próprio”.
(Keitty Sudre)
#sigmarsabin #tenhaumbomdiahoje #palestrasmemoráveis

Eu quero te dizer com isso tudo, é que você poderá tomar atitudes e postura de empoderamento, toda vez que for enfrentar um daqueles desafios que fazem você “tremer na base”.

Hum, como?

Bem,

Primeiramente saber do seu potencial, da sua capacidade e encarar os desafios que surgem em seu caminho como etapas de uma jornada a ser vencida para chegar a um objetivo maior.

Ter ou desenvolver a coragem para sair da tal zona de conforto, abrir-se para o novo, estudar e se aprofundar no que percebe em torno de si. Ampliar as fronteiras de mundo.

E como eu disse no início deste texto: Reconheça-se forte e o mundo te reconhecerá forte.

Quando digo reconheça-se quero dizer que você deve ver e sentir em si antes que os outros vejam e indiquem o poder que existe.

O nome disso é auto empoderamento, onde o auto exprime a noção de próprio, de si próprio, por si próprio, de manifestar os seus sentimentos, as suas expressões por palavras ou gestos.

Já o empoderamento como expliquei no início é a capacidade de realizar, por si mesmo as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer e fazer com que as restrições externas não mais te impossibilitam de viver e realizar os seus próprios sonhos.

É um processo aonde você se dá poder a si mesmo para viver a vida que escolheu.

Lembre-se que quando uma pessoa escolhe por se empoderar, ela cria a consciência das decisões que toma para a sua vida, conhece suas capacidades e suas possibilidades de contribuição para o mundo.

Dessa forma, ela se torna mais criativa e produtiva e vive de forma plena seus valores e tem alto senso de pertencimento e reconhecimento, tornando-se mais engajado socialmente e menos suscetível a manipulação.

Você quer se empoderar. Liberte-se do medo e da culpa e volte a viver a alegria, a paz e o amor. Só assim você será verdadeiramente empoderado.

E diante de todos os desafios de hoje, repita para si mesmo(a): Eu Quero, Eu Mereço, Eu consigo, Eu posso, Eu realizo.

Pense Nisso Hoje…

Tenha um Bom Dia Hoje…

Hei, esta mensagem fez sentido para você? Então compartilhe sua opinião comigo, como um comentário aqui no site, no facebook, no linkedin ou mande um email. Que vou ficar muito feliz ao receber.

Agora, se você não gostou. Por gentileza, comente também, para eu aprender e melhorar.

Indique o Bom Dia Hoje para seus amigos http://www.bomdiaHoje.com.br/cadastre-se/

Até a próxima.

Sigmar Sabin
Palestrante, Escritor, Professor e Aprendiz da vida.
#tenhaumbomdiahoje, #professorsigmarsabin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.